Infraestrutura

Prefeitura de Lauro de Freitas, intensifica obras em todos os bairros

A Prefeitura de Lauro de Freitas, acelerou as obras em projetos que vão garantir segurança, lazer, cultura e mobilidade em todos os bairros do município

Contenção de encosta no Loteamento Santa Bárbara e Estrada do Coco, pavimentação de ruas em Itinga, Areia Branca, Jambeiro e Caji, Centro de Iniciação ao Esporte Unificado em Areia Branca, foram algumas das obras visitadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura, esta semana.

Nas obras de contenção, de quase 310 metros de encosta, em solo grampeado no Loteamento Santa Bárbara, já foram feitos os serviços de corte e preparo da superfície do talude, inserção de grampo e buzinote, aplicação de malha de aço e jateamento de concreto. As próximas etapas são a drenagem pluvial, colocação de gramado nas laterais do talude, recuperação da alvenaria de pedra e dos equipamentos da área de lazer local.

Dono de um bar, em frente à encosta do Santa Bárbara, Nélson dos Santos não vê a hora de tudo ficar pronto. “Moro há mais de 23 anos aqui em Itinga. Esta obra representa uma segurança para quem mora aqui na parte de baixo, para quem gosta de ficar na pracinha ou usa a quadra de esporte, como para quem mora na parte de cima”, destacou. Sem a ocorrência de imprevistos, a Seinfra prevê que a obra seja finalizada nos próximos 60 dias. A Prefeitura executa obras de estabilização de encostas em oito localidades do município, com recursos próprios.

RECURSOS DO PAC NA ITINGA

Ainda no bairro de Itinga, a Seinfra visitou a Poligonal VIII, que abrange a pavimentação e urbanização das ruas Elvira S. do Nascimento, Florisvaldo Figueiredo, Graciliano Ramos, Valdemir P. Guimarães e Zumira S. Fraga. Somadas, são quase mil metros de vias públicas que já passaram pelos serviços de topografia, terraplenagem e drenagem.

Em fase de assentamento de passeio e meio-fio, as ruas estão sendo preparadas para receber a pavimentação asfáltica. A execução das obras faz parte do Programa de Aceleramento do Crescimento – PAC Itinga, etapa IV, contratado em 2011, ainda na gestão anterior a da prefeita Moema Gramacho. Os recursos, que estavam praticamente perdidos, foram reprogramados junto a Caixa.

PAVIMENTAÇÃO NO TALISMÃ

No Loteamento Jardim Talismã, moradores prometem comemorar com feijoada a entrega da pavimentação da R. José Pereira, que já se encontra em fase final. “Moro há 40 anos aqui e ver a rua arrumada é uma satisfação. A equipe de obras está concluindo, agora, o passeio e o meio-fio. Até rampa, para um morador cadeirante, fizeram, isso é muito bom”, disse a dona de casa Anaildes Barbosa, 48.

Liderança da localidade e do grupo “Vamos à luta”, Edvaldo dos Santos, popularmente conhecido como Val, agradece à prefeita Moema Gramacho, por atender à comunidade. “Represento o povo. Ter esta rua pavimentada é um sonho realizado e vamos lutar para que mais ruas também recebam a urbanização”, frisou.

MAIS ESPORTE NO CAPELÃO

No Capelão, a manutenção da malha viária, no entorno do campo de futebol do bairro, anuncia a obra de revitalização da área esportiva. Além da ampliação do alambrado do campo que já foi feito, será construída uma arquibancada, vestiários e sanitários. O secretário de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro, destaca o trabalho permanente das equipes da Seinfra, pelo município. “Além de encostas e ruas, temos muitas obras para serem entregues este ano, como Cras, Creas, Centro de Iniciação ao Esporte, Mercado Municipal e praças”, pontuou.

FINALIZAÇÃO DE OBRAS NO CAJI

Em outros bairros, máquinas e equipes operacionais de infraestrutura avançam no trabalho de pavimentação e urbanização das ruas Alameda das Rosas, em Areia Branca e Maria de Lourdes da Silva, no Jardim Ipitanga/Caji. Escolhas das comunidades no Orçamento Participativo – OP Municipal, as ruas já passaram pelos serviços de terraplenagem e drenagem, e agora entram na etapa de assentamento de passeio e meio-fio, para que logo após seja feita a pavimentação.

Com 90% de obra concluída, moradores da região da Rua Rio Joanes (antiga Av. Peixe) no Jambeiro, aguardam a finalização da calçada e sinalização para terem a via totalmente entregue. A Seinfra prevê a conclusão da Rio Joanes para o início de fevereiro.


Por: Laerte Santana – Jornalista
Foto: Rafael Magno
Fonte: Ascom/PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics