Saúde

Programa Jorge Novis Itinerante atendeu 296 moradores do Habitacional Dona Lindu neste sábado

Para facilitar o acesso aos exames, um veículo foi disponibilizado para levar os pacientes da Unidade de Saúde do Parque São Paulo, onde aconteceu a mobilização

Moradora do Conjunto Habitacional Dona Lindú, em Itinga, Priscila Santos saiu de casa na manhã deste sábado (03), para consulta agendada com médico clínico. Assim como a jovem de 27 anos, outras quase 300 pessoas da mesma localidade foram atendidas no Programa “O Jorge vai até você”, implementado pelo Hospital Municipal Dia Jorge Novis – HMJN, que levou, para a comunidade, exames preventivos ginecológicos, ecocardiograma, Raio X, ultrassonografia e consulta com médico proctologista.

O secretário municipal de Saúde, Vidigal Cafezeiro, explica que, para facilitar o acesso aos exames, um veículo foi disponibilizado para levar os pacientes da Unidade de Saúde do Parque São Paulo, onde aconteceu a mobilização, até o HMJN, onde são realizados os exames mais complexos.

“Nós trazemos os procedimentos do hospital para perto da comunidade. A partir destes atendimentos avaliamos a necessidade de outras intervenções e os pacientes já saem desta ação com seus encaminhamentos”, explicou ele, ressaltando que esta é a segunda localidade que recebe o programa, a primeira foi em Quingoma.

Segundo a coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde – Sesa, Elisa Daltro, o Jorge Novis Itinerante atua em locais com maior necessidade. “Nós verificamos uma procura menor dos procedimentos do HMJN, nas localidades mais distantes da unidade. Então, o diretor do Hospital, Rogério Medrado, elaborou esse programa para atender as regiões sem cobertura e com baixa frequência “, disse.

De acordo com a coordenadora, os procedimentos cirúrgicos mais procurados no Jorge Novis Itinerante são: laqueadura de trompas; vasectomia; hérnias e retirada de cistos, da pele. “Quando realizamos a ação, médicos clínicos, através das consultas, verificam a necessidade de cada paciente que já sai do mutirão com seu encaminhamento”, pontuou.

Os exames são entregues na USF. A próxima edição, do Jorge Novis Itinerante, acontecerá para os moradores do Residencial Brisas, também em Itinga. “O programa é rotativo e percorrerá outros bairros do município”, enfatizou Elisa.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Fotos: Edgard Copque
Fonte: Ascom/PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics