Catú Política Santos e Santos

Revolta e Debandada no DEMOCRATAS de Catu-Bahia

 

 

Por Santos e Santos*

 

 

 

Alguns acontecimentos têm incomodado parte da base do Democratas de Catu, e em virtude disso, ocorreu uma reunião de emergência dos líderes políticos municipais do partido com o Presidente Estadual, Deputado Federal Paulo Azi, com a finalidade de cobrar comprometimento e respeito da Direção Municipal, especificamente em relação ao comportamento dispensado por Guto Góes, Nego, e Cesar Ribeiro ao grupo que tinha resolvido abandonar o então candidato a Prefeito Guto Góes (DEM) e seguir em apoio à candidatura do então candidato a Prefeito Pequeno Sales.

Durante a campanha eleitoral de 2020, o Prefeito Pequeno Sales em conversa com o candidato a vereador Mica do Taxi (DEM), fez uma proposta para que ele se unisse com os candidatos a vereador do DEM e convidasse os candidatos da majoritária, Guto Góes/ Clara Sena (DEM/PP) para compor uma aliança, seria garantida uma secretária a cada um, DEM/PP/Mica do Taxi, em caso de vitória, sendo que Mica ficaria com a secretaria de esportes.

Entretanto, o grupo do Democratas de Catu fora abandoando a própria sorte, com poucas exceções, e nada foi feito pelos dirigentes municipais do partido para mudar essa situação.

Segundo os integrantes do Democratas de Catu, em nome da ética na política, em nome do cumprimento incondicional dos compromissos assumidos com a aprovação em convenção municipal para as eleições de 2020, e da formação da coligação majoritária com a chapa encabeçada pelo Prefeito Pequeno Sales, o Democratas de Catu não pode omitir-se quanto a esse fato que contraria o seu estatuto.

A infidelidade partidária prevista no estatuto do DEM, sujeita o infrator à aplicação de expulsão do Partido, a todo e qualquer filiado que contrarie as deliberações de Convenção e os interesses partidários. Portanto, todos os membros do partido devem respeitar a decisão das instâncias partidárias.

 

Segundo Mica Gloria (mais conhecido como Mica do Taxi), o caso é inaceitável a ofensa aos princípios éticos do Democratas, que um dirigente municipal não cumpra a decisão democraticamente assumida pelo partido. Mesmo que seja alguém com grande potencial de votos ou até ocupe uma cadeira no Legislativo (o que não é o caso), não se admite traição nem descumprimento do que fora decidido nas instâncias partidárias, e para esses casos, o estatuto partidário prevê a expulsão como forma de penalização do filiado.

 

Em entrevista concedida a nossa equipe de jornalismo, Mica do Taxi disse: “Em nome do cumprimento das disposições estatutárias, em especial para manutenção da ética na política, no momento em que todos nós somos cobrados do cumprimento aos compromissos assumidos, o respeito à ética, o respeito às decisões coletivas, como é no sistema democrático, comunico a todos a decisão do Grupo do partido Democratas de Catu que se os senhores Guto Góes, Nego, e Cesar Ribeiro, não forem expulsos e permanecerem no Partido Democratas de Catu, mesmo  não sendo fácil cortar na carne, mais não há honra maior do que transformar a dor da perda de um membro para manter a dignidade de todo corpo partidário, nós, que fomos candidatos e os demais filiados que fazem parte do grupo vencedor das eleições municipais de 2020, deixaremos o Democratas e ingressaremos em outra legenda partidária para continuar o nosso trabalho de desenvolvimento social e político da região!”

O DEMOCRATAS foi o segundo partido mais votado, fazendo 02 (dois) vereadores, e mais de 3.400 (três mil e quatrocentos) votos.

Mica do Taxi ficou bastante conhecido nesta eleição na Cidade de Catu por utilizar alguns jargões que marcou o pleito eleitoral, como:

“É gente… aqui é Mica do Taxi com informações fresquinhas, fresquinhas para o grupo mais badalado que é o vamos salvar Catu!”

Além disso, Mica do Taxi apelidou o pessoal da situação que tinha como candidato a Prefeito André Marques (PSD) como “Chapa do Terror”. E foi ele também que criou o apelido para o prefeito eleito Pequeno Sales (PTB) de “Pequeno Gigante” e “Pé no chão”.

Nossa equipe de jornalismo apurou, inclusive, que em caso de não atendimento do pedido de expulsão de Guto Góes, Nego, e Cesar Ribeiro, esse grupo do Democratas de Catu poderá desembarcar no PSDB (partido que já tem como integrante o Vereador Paulo de Cassinho). Há informações que o Deputado Estadual Tiago Corrêa (PSDB) convidou o grupo do Democratas para ingressar na direção do PSDB de Catu.

 

As eleições consagraram não apenas quem foi eleito, mas também aqueles que fortaleceram suas plataformas políticas. Alguns líderes fortificaram as bases eleitorais municipais dos seus partidos mesmo não conquistando o cargo pleiteado. Políticos inexperientes venceram alguns caciques nas urnas. E por isso mesmo, o grupo vencedor do Democratas de Catu não pode ser desprezado pela direção estadual do partido. Por isso, o cenário político de Catu está pegando fogo com os rumos que essa reunião ocorrida nesta segunda-feira (26/07/2021) pode tomar.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos a respeito dessas intensas articulações. O certo é que “tampa de bule não segura panela de pressão”. E o jogo político em Catu está fervendo!

 


*Luís Antônio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

 

 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Santos e Santos

Jornalista RPJ/DRT N.º 0006039/BA
Professor, Escritor, Cientista Político e Advogado

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics