Agenda Cultural

Roberto Mendes faz show gratuito no Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos

Em ritmo de chula e samba de roda, o cantor e compositor Roberto Mendes se apresenta, neste domingo (01/12), a partir das 18h, no Passeio Público de Salvador

O show integra a programação do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos, que apresentará o forte potencial da região para o turismo – desde a gastronomia até o artesanato e os atrativos culturais e naturais.

O projeto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo – Setur e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – Bid, por meio Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo Bahia – Prodetur/BA. O evento põe em evidência os 18 municípios interligados pela Baía de Todos-os-Santos, por meio de debates, palestras, exposições, shows, gastronomia e manifestações culturais.

A produção é do consórcio GKS/DAVENTURA, responsável pelas qualificações voltadas para a produção associada ao turismo (inserção de produtos e serviços locais na cadeia produtiva). Com composições interpretadas por artistas como Gilberto Gil e Maria Bethânia, o cantor, violinista, arranjador e compositor, Roberto Mendes, encerra a programação artística do festival, com muito samba de roda, ijexá, MPB e, é claro, a tradicional chula.

Gênero praticado no Recôncavo Baiano desde 1800, a chula mescla conceitos de tambores com viola, sendo uma das maiores inspirações para o que viria a se tornar o samba. “A chula já era tocada nos canaviais do Recôncavo, em meados do século XIX. Algumas décadas depois, Tia Ciata, mãe de santo e minha conterrânea, levou para o Rio a inspiração dessas manifestações, o que contribuiu para o surgimento do samba, como conhecemos hoje”, conta o músico.

A apresentação de Roberto Mendes, que é baiano, de Santo Amaro, virá em boa hora, uma vez que o Dia Nacional do Samba é comemorado na segunda-feira (02/12). “Com essa homenagem antecipada, queremos pôr em perspectiva os avanços musicais da música baiana, ao mesmo tempo em que celebramos a tradição cultural, da nossa região”, completa.

Atrações

O secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, explica que “o festival apresenta o potencial da Baía de Todos-os-Santos, para o turismo. A musicalidade é um dos pontos fortes da região, que é única, não somente pelos atrativos culturais, mas também pelos naturais”.

Além de Mendes, o final do evento terá as ilustres presenças dos grupos de Samba Esmola Cantada, de Cachoeira, Filhos de Nagô, de São Félix e As Paparutas, da Ilha de Paty, que se unem para prestar reverência a um dos ritmos mais antigos e representativos, do Brasil.

“A Chula é como a matriz para o samba baiano, portanto, valorizá-lo, faz parte de um dever histórico e cultural que temos, como cidadãos. Reunir esses artistas, em prol do festejo musical, é uma forma de disseminar a pluralidade artística e, claro, encerrar o Festival com chave de ouro”, comenta o coordenador executivo do evento, André Sá.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics