Cidadania

Ronda Maria da Penha realiza mais de 300 atendimentos em um ano

Hoje, 82 mulheres são assistidas, tendo uma equipe que acompanha as que solicitam, nas delegacias, Defensoria Pública e nas audiências na justiça

Criada em junho de 2018, a Ronda Maria da Penha, de Lauro de Freitas, já realizou mais de 300 atendimentos às mulheres, com medida protetiva decretada pela Justiça. Lauro de Freitas foi o primeiro município da Região Metropolitana a criar o programa e a primeira cidade a implantar uma Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do país.

Para comemorar um ano de bons resultados da Ronda, a equipe, comandada pela tenente da Polícia Militar, Luana Queiroz, realizou, na tarde desta quarta-feira (03/07), uma comemoração simbólica, na sede da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), em Vilas do Atlântico, para apresentar o balanço das ações.

Segundo a tenente Queiroz, além dos atendimentos, são realizados contatos telefônicos com as mulheres, palestras e eventos educativos e informativos em escolas, órgãos públicos e privados.

Hoje nós temos 82 mulheres assistidas, tendo uma equipe que acompanha as que solicitam, nas delegacias, Defensoria Pública e nas audiências na justiça. Realizamos oito cumprimentos de ordem judicial, três prisões, uma preventiva e a apreensão de uma réplica de arma de fogo”, relata o comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Lauro de Freitas, major Fabrício Silva.

Para a prefeita Moema Gramacho, é um momento de muita comemoração. “Estamos vivendo um período de retrocessos e aumento do feminicídio no país. Comemorar um ano de bons resultados de um programa que defende as mulheres é muito importante, isso graças à parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar. Só temos que agradecer a sensibilidade e compromisso do governador Rui Costa, com as questões das mulheres”.

Ronda Maria da Penha

Criada pelo Governo do Estado em 2015, com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia. Reconhecido nacionalmente, o programa presta assistência às mulheres baianas, sob medida protetiva decretada pela Justiça.

Também participaram do evento a vereadora Naide Brito, representantes da 2ª Vara Criminal de Lauro de Freitas, advogados criminalistas, especializados em violência contra a mulher e membros da OAB do município.


Por: Danilo Magalhães – Jornalista
Fotos: Danilo Magalhães
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics