Já podem se inscrever no prêmio professores que criaram projetos inovadores a partir do caderno de aulas da Disciplina de Cidadania Digital
A Safernet e o Governo do Reino Unido lançaram a segunda edição do Prêmio Cidadania Digital em Ação, que vai premiar até cinco experiências mais inovadoras realizadas por professoras e professores que aderirem à Disciplina de Cidadania Digital e que estão desenvolvendo atividades a partir do caderno de aulas do projeto.
O prêmio levará em consideração relatos de experiência que se destacarem pelo protagonismo estudantil, engajamento com a comunidade, empoderamento digital e práticas pedagógicas. Na inscrição, o professor ou professora contará como os conteúdos sobre bem-estar digital, privacidade, ciberbullying ou outros temas foram trabalhados e impactaram positivamente seus estudantes, a escola ou a comunidade.
O prêmio visa celebrar professoras e professores do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental que, por meio de metodologias inovadoras e participativas, promovem a transformação social e o engajamento de estudantes a se tornarem cidadãos críticos e conscientes nos ambientes digitais. A iniciativa integra o projeto da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da ONG Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido no âmbito do Programa de Acesso Digital (Digital Access Programme, DAP).
As inscrições para relatos de experiência do primeiro semestre de 2024 terminam dia 15 de setembro. Projetos realizados no segundo semestre poderão ser inscritos até 15 de dezembro. A premiação será entregue em São Paulo, no dia 11 de fevereiro de 2025, no evento principal do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil.
Para se inscrever no prêmio, é necessário que a professora ou professor tenha aderido formalmente ao projeto até a data de inscrição de seu relato de experiência. Para aderir ao projeto, clique aqui.
“Queremos dar visibilidade para professores e professoras que têm se empenhado para mudar a relação de seus estudantes com a tecnologia, seguindo o que já preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Queremos saber de que forma estes educadores têm levado as discussões sobre cidadania digital para a sala de aula e quais impactos isso tem tido junto aos adolescentes. Temos acompanhado histórias transformadoras, e precisamos contá-las para que sirvam de referência”, explica Guilherme Alves, gerente de projetos na Safernet Brasil e coordenador da iniciativa.
Leia o edital completo do prêmio aqui.
Disciplina pelo Brasil
Em dois anos de aplicação no país, a Disciplina de Cidadania Digital já alcançou 287 escolas de 17 estados e no Distrito Federal. No momento, quase 31 mil alunos tiveram acesso aos conteúdos da plataforma em sala de aula, ministrados por 327 professores.
Em todas as unidades da federação, quase 4000 professores se matricularam no Curso para Formação de Educadores da Disciplina, disponível no site do projeto e na Plataforma Avamec.
Saiba detalhes de como está a aplicação do projeto pelo país em nosso mapa interativo.
Novidades
Esta será a segunda edição do prêmio. Na edição de 2023, o reconhecimento foi entregue a 3 escolas em cerimônia realizada em São Paulo no dia 6 de fevereiro de 2024. Este ano, a novidade é o aumento das escolas premiadas (até 5) e a criação de categorias para facilitar as inscrições. As inscrições também estão sendo abertas em duas etapas, com relatos de experiências realizadas no primeiro semestre e relatos do segundo semestre.
Na edição de 2023, em primeiro lugar ficou o Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras. Uma turma de 39 estudantes do primeiro ano do curso técnico de Informática do instituto desenvolveu, com orientação do professor de informática João Paulo Freitas de Oliveira, uma página de Instagram com vídeos e memes criados por eles com dicas sobre o uso seguro e cidadão da internet.
Premiação
Todos os cinco professores premiados na edição de 2024 do prêmio ganharão um notebook e uma viagem para comparecer à cerimônia de premiação no Dia da Internet Segura 2025. Um aluno representante de cada turma premiada será escolhido e também viajará a São Paulo.
A escola receberá um troféu e todos os alunos participantes receberão certificados, medalhas e um kit de brindes do projeto.
No último dia 15 de agosto professores que estão usando os conteúdos da Disciplina de Cidadania Digital participaram de uma roda de conversa onde trocaram experiências sobre o projeto. Na ocasião, eles foram informados sobre a nova edição da premiação e as regras da edição 2024 da premiação.
Texto publicado em 27/08/2024