Organização é parceira do evento, estará na abertura e realiza no dia 1 oficina de Cidadania Digital que terá estudantes do DF
A SaferNet participa ativamente da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, organizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República, de 29 de outubro a 1º de novembro, em Brasília. Os eventos de 29 a 31 de outubro contarão com transmissão ao vivo.
Este ano, o tema da semana é “Conectando diversidades e territórios”. Além de celebrar a diversidade brasileira, o mote levanta a questão sobre como diferentes realidades e contextos, desde os grandes centros urbanos até as comunidades tradicionais definem a nossa experiência com a informação nos meios digitais.
Durante a semana serão debatidos temas como integridade da informação, jornalismo, mudanças climáticas e direitos no ambiente digital. Será uma oportunidade para promover a troca de saberes e experiências entre educadores, estudantes, ativistas e cidadãos de todo o país, fortalecendo uma educação midiática que respeite e valorize as vozes de todas as regiões.
A SaferNet estará presente amanhã (29), às 14h, na abertura do evento, representada por seu presidente, Thiago Tavares.
Conteúdos da SaferNet
A SaferNet é uma das organizações parceiras da Secom na semana e 43 materiais produzidos pela área de Educação da ONG integram dois repositórios de conteúdos e planos de aula sobre Educação Midiática da Secom.
O primeiro repositório tem seis temas e inclui a Disciplina de Cidadania Digital, desenvolvida pela SaferNet em parceria com o Governo do Reino Unido. Outros 14 conteúdos, como cartilhas e videoaulas produzidos pela SaferNet integram este repositório, que inclui materiais sobre educação midiática, desinformação, cidadania digital, cyber-resiliência, contranarrativas e discurso de ódio.
Este ano, um novo repositório foi criado, com quatro temas, e a SaferNet participa com 28 planos de aulas nos temas jornalismo nas escolas e direitos das crianças e dos adolescentes no ambiente digital.
Direitos e Cidadania Digital
No dia 30, a partir das 11h, o assistente de projetos da SaferNet Gustavo Barreto, também membro do Conselho Nacional da Juventude, mediará a oficina digital sobre “Direitos e Cidadania Digital”, apresentando cases de educação midiática selecionados pela Secom e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Os cases são: Imprensa Surda; Projeto Juventude e Promoção da Saúde: Comunicação Comunitária para Literacia em Saúde no Território de Manguinhos; Opslab – Laboratório de Estudos e Observação em Publicidade, Comunicação e Sociedade; Colo – Coletivo de Jornalismo Infantojuvenil; Escola sem Fake News e RedeMiau – Mídias, Infâncias, Adolescências e Universidade.
Oficina de Cidadania Digital para estudantes do DF
Estudantes da rede pública do Distrito Federal participarão de um dia de atividades, denominado “Cidadania digital pelo olhar de adolescentes”, no dia 1º de novembro, em Brasília.
A iniciativa é uma correalização do Ministério da Educação (MEC), da Secom, da Embaixada do Reino Unido no Brasil e da SaferNet Brasil, e marca o encerramento da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática.
Os estudantes convidados são do ensino médio do Centro de Ensino Médio 04 de Sobradinho II, escola que participou do projeto da Disciplina de Cidadania Digital, uma parceria da Safernet Brasil e do Governo do Reino Unido. Eles participaram de aulas sobre uso seguro e consciente das tecnologias, abordando temas como bem-estar na internet, segurança digital, privacidade e proteção contra ciberbullying e discursos de ódio, ministradas pela professora Aline Paixão.
Aline é uma das quase 400 educadoras e educadores de todo o país que ministraram a disciplina de Cidadania Digital desde 2023. Até o momento, mais de 38 mil estudantes, de 339 escolas, em 232 municípios de 19 unidades da federação foram impactados pelo projeto.
O dia de atividades iniciará com uma oficina prática de cidadania digital ministrada pela Safernet Brasil no SesiLab. Os estudantes serão convidados a refletir sobre a inserção do tema nos currículos e como as escolas podem apoiá-los no uso seguro das tecnologias. Em seguida, haverá uma visita guiada à sede da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), onde os estudantes poderão conhecer mais sobre o jornalismo público e a importância da educação midiática na produção e veiculação de informações. O dia será concluído com uma visita guiada ao Palácio do Planalto.
Confira a programação completa da 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática aqui .
Texto publicado em 29/10/2024
SaferNet Brasil
Assessoria de Imprensa
Marcelo Oliveira
<>11-98100-9521
Adicionar comentário