Início » Safernet participa de seminário do Ministério Público Federal sobre efetividade de leis para mulheres vítimas de violência
Segurança

Safernet participa de seminário do Ministério Público Federal sobre efetividade de leis para mulheres vítimas de violência

safernet-participa-de-seminario-do-ministerio-publico-federal-sobre-efetividade-de-leis-para-mulheres-vitimas-de-violencia
Safernet participa de seminário do Ministério Público Federal sobre efetividade de leis para mulheres vítimas de violência

A diretora da ONG, Juliana Cunha, falará sobre proteção das mulheres contra violência online

A Safernet participa, em Brasília, do seminário “Vozes que Ecoam na Efetividade da Lei do Minuto Seguinte e da Lei Maria da Penha”, a partir das 14h30 desta terça-feira (13/8), na Procuradoria Geral da República, no auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal. A iniciativa faz parte da campanha do Agosto Lilás pela conscientização do combate à violência de gênero.

A diretora de projetos especiais da Safernet, Juliana Cunha, vai palestrar, às 16h25, sobre a “Proteção das Mulheres contra Violência Digital”. O evento é uma realização da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF que coordena a atuação do Ministério Público Federal na defesa dos Direitos Humanos. 

Na Safernet, uma das responsabilidades de Juliana Cunha, que é psicóloga, é a coordenação do Helpline, o canal de ajuda da organização, que orienta por chat e email vítimas de violência online. 

Desde 2007, o Helpline já realizou quase 38 mil atendimentos. As pessoas que buscam ajuda querem orientações principalmente sobre questões de saúde mental relacionadas ao uso da internet, sextorsão, compartilhamento não autorizado de imagens íntimas, ciberbullying, ciberstalking, problemas com dados pessoais e fraudes. 

A Lei Maria da Penha é uma legislação de proteção à mulher contra a violência doméstica e Lei do Minuto Seguinte garante o atendimento imediato à mulher vítima de abuso sexual para tratamento dos agravos psíquicos e físicos decorrentes da violência, como profilaxias para evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. 

O Guia Meninas em Rede, da Safernet, foi atualizado recentemente para incluir mudanças nas legislações de stalking, bullying e informações sobre a Lei do Minuto Seguinte. Conheça o guia e proteja-se e proteja suas amigas dos perigos na internet. 

Mais detalhes da programação do seminário e inscrições aqui

O evento é híbrido e terá também transmissão e participação pela internet

Texto publicado em 13/08/2024