Utilidade Pública

Salva-vidas de Lauro de Freitas recebem treinamento para aprimorar o condicionamento físico

Exercícios e muita disposição. Assim foi a manhã desta quarta-feira (14) para os salva-vidas que guardam as três praias de Lauro de Freitas.

A rotina de treinamentos foi intensificada, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e respiratório, além de aprimorar os profissionais para a alta estação, que se aproxima.

O condicionamento conta com orientações de fisioterapeutas e educadores físicos, que também são salva-vidas. Antes de entrar na piscina, os profissionais passam por uma avaliação física funcional para, de acordo com o fisioterapeuta Victor Bittencourt, verificar a amplitude do movimento articular e fraquezas musculares. “A partir desta análise, são prescritos exercícios específicos, direcionados para o que precisa ser trabalhado, naquele individuo”, explicou.

Em seguida é a vez dos exercícios, na água, em que são aplicadas, inicialmente, técnicas de apneia, para melhorar a respiração. Salva-vidas há 20 anos, Sandra Souza acredita que a capacitação é válida e eficaz para a profissão. “Nós temos que estar com a forma física adequada e a mente bem, para podermos atuar com nossa máxima capacidade”, afirmou. A mesma avaliação faz o salva-vidas André Aguiar. “O treinamento é muito bom. Estamos ampliando nossa capacidade técnica e física”, disse.

O curso de “Capacitação e Reciclagem de Salvamento Aquático”, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública – SMSP, está em andamento desde o início deste mês. Ao todo são 48 salva-vidas que serão aprimorados pelos próximos seis meses, alternando entre aulas teóricas e práticas. “Durante a atividade aquática, nosso objetivo é melhorar o tempo de cada profissional para que a capacidade de chegar até uma vítima em afogamento seja o mais rápido possível”, esclareceu o educador físico Gabriel Andrade.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Foto: Maína Diniz

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics