Saúde

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ultrassons da próstata para rastreio de câncer

Homens, moradores de Lauro de Freitas e com idade acima de 40 anos, separaram este sábado (23/11), para cuidar da saúde, no Complexo Municipal, na Itinga

O equipamento, que compõe a rede de atendimento especializado da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, durante toda a manhã, exames de ultrassom da próstata. A ação integra a programação da pasta, com foco na campanha “Novembro Azul”, que alerta a população para a prevenção ao câncer de próstata, um dos mais recorrentes no sexo masculino.

De acordo com a médica Bernadete Teles, a ultrassonografia é um método eficaz para o diagnóstico da patologia. Também conhecido como ecografia, é um processo de análise por imagem. “Isso porque, além de apontar lesões suspeitas, o exame ainda auxilia na realização da biópsia prostática por via retal. O exame ultrassonográfico é usado para detectar as doenças e as alterações prostáticas junto com o toque retal e outros exames laboratoriais”, explicou.

Atenta aos sinais, a médica realiza a medição da glândula prostática e, através das imagens, pode orientar os pacientes para o tratamento, realizar diagnóstico de infecções, cistos e hiperplasia benigna da próstata ou pode, ainda, detectar processos tumorais. “Este tipo de câncer não apresenta sintomas. Dessa forma, a conscientização em procurar um urologista e realizar exames preventivos, periodicamente, é essencial”, frisou.

O exame pode ser realizado por via abdominal e por via transretal (inserção de uma sonda de ultrassom no reto do paciente). O ultrassom é um exame que não emite radiação, diferente da maioria dos exames que realizam diagnóstico por imagem. “Esses pacientes tem a idade indicada para este procedimento. O exame dura em média 20 minutos e o paciente já sai da unidade com o resultado em mãos”, explicou o coordenador da Central de Regulação, Alan Reis.

Rápido, indolor e seguro, assim seu Jorge Santos, de 61 anos, descreveu o exame, após passar pelo procedimento. “Todos os anos eu procuro o médico e realizo minha avaliação. Não me descuido, apesar de não ter casos na família”, disse. Seu Luis Alberto tem a mesma opinião. “Eu tive pessoas próximas a mim que morreram dessa doença, por preconceito e por ignorância. Homem também precisa de cuidados com a saúde e se prevenir”, relatou.

Nesta segunda-feira (25/11), ações do “Novembro Azul” acontecem, a partir das 7h, no Hospital Municipal Dia Jorge Novis, em Itinga. A unidade realizará, através de demanda aberta, consultas com médicos urologistas, encaminhamentos para exames de sangue PSA e toque retal, palestras, massoterapia e corte de cabelo.

As Unidades de Saúde da Família (USF) também ampliaram, desde o inicio deste mês, seus horários de atendimento, até às 20h, em dias específicos, para atender a população masculina. Nesta segunda-feira (25/11), a USF Noel Alves, em Portão, estenderá seu horário, na terça-feira (26/11) será a vez da USF Vida Nova e quinta-feira (28/11) a USF Parque São Paulo. Todas oferecerão consultas, palestras e exames com foco na saúde masculina, além dos atendimentos regulares de cada unidade.


Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Foto: Lucas Lins
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics