Acontece Na Cidade

Seminário “Marielle Franco” destaca importância das ações afirmativas no combate ao racismo

Escolhido como tema central do I Webnário de formação, o caso Marielle Franco foi o pano de fundo para importante debate sobre questões raciais, políticas de ações afirmativas dos direitos humanos e de gênero

Promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial – Sepadhir, o evento aconteceu nesta terça-feira (23), em parceria com o Portal de Lauro, que transmitiu o evento pelo seu canal no Youtube e em sua página, no Facebook, com grande repercussão.

A prefeita Moema Gramacho, responsável pela criação da pasta, voltada a promoção da igualdade racial, no município, reforçou o compromisso da gestão com as políticas afirmativas. “O que tivemos aqui foi uma verdadeira aula de história. Quero parabenizar a todos que estão fazendo acontecer um seminário tão importante como este. Queria deixar aqui a minha disposição para que as políticas possam ter recursos e ser implementadas”. Salientou a prefeita.

Logo na abertura, foi transmitido um resumo da história da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em março de 2018 por milicianos e que tinha um trabalho voltado para a defesa dos direitos humanos e da diversidade.

Para Aline Santos, Superintendente da Igualdade Racial de Lauro de Freitas, tratar de um assunto tão complexo, ainda mais sob a ótica de uma mulher, negra, que tornou-se simbolo da luta de um povo, não é uma tarefa muito fácil. “Pensar na importância da discussão temática, bem como na implementação de políticas públicas afirmativas, é um papel que devemos assumir, como secretaria, como superintendência, como gestão.” Ressaltou.

A secretária de Promoção de Igualdade Racial – Sepromi, Fábya Reis, enfatiza a importância de Marielle como inspiração para a luta contra o racismo estrutural. “Esse webinário traz um tema muito importante, um problema que o Brasil precisa parar, estancar. Aqueles que resistem e que lutam contra o racismo e preconceitos, muitas vezes, acabam morrendo, como aconteceu com a companheira Marielle Franco. Esses desafios são os mais complexos que temos no nosso país. Por isso estamos aqui nesse debate. Temos que combater o racismo estrutural. É preciso aprofundar os aspectos teóricos. Penso que esta secretaria lança um grande desafio e está dando um importante passo à frente”, afirmou Fábya Reis.

Coordenador executivo da Sepadhir, Ricardo Andrade, um dos idealizadores deste projeto, destacou Marielle como exemplo de garra. “Precisamos dialogar no sentido da sensibilização, promovendo a igualdade racial. Esse olhar diferenciado da gestão municipal é muito importante. Principalmente neste momento tão difícil que estamos passando. É um investimento necessário para o desenvolvimento das comunidades e eliminação das diferenças”, disse.

O secretário municipal de políticas afirmativas, Clóvis Santos, enfatizou a importância da homenagem à Marielle e da luta antirracista. “Marielle perdeu a vida na luta direita, trabalhando a favor do povo brasileiro. Temos que continuar lutando para que o nosso povo negro tenha oportunidades e direito à educação. Trabalharemos muito por uma melhor qualidade de vida em nosso município”, disse o secretário.

O encontro contou ainda com explanações de Rodrigo Mondego, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, de Elias Sampaio, doutor em Administração Pública, de Ápio Vinagre, controlador do município e Thiffany Odara, educadora social.

O webnário gravado encontra-se no canal do Portal de Lauro, no seguinte endereço: https://youtu.be/15Km_2t0a_Y


A redação do Lauro Jornal pede desculpas pela omissão, não intencional, do nome da superintendente de Igualdade Racial, sra. Aline Santos, na postagem original, tendo sido feita a correção, no inicio da matéria.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics