Questões Raciais

Sepromi e Polícia Militar se reúnem com empresário expulso de agência bancária

Na noite da última quarta-feira (27), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA), reuniram-se com o empresário Crispim Terral, vítima de agressão física e racial, dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal

O encontro ocorreu na sede da Sepromi, no bairro da Pituba, com as presenças da secretária da pasta, Fabya Reis e do comandante-geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão. Familiares e advogados do empresário, também participaram.

“O objetivo (da reunião), foi passar uma mensagem do Governo do Estado, nos colocando, através do Centro de Referência Nelson Mandela, à disposição para acompanhamento de perto do caso. As imagens nos chocam. Estamos promovendo esse acolhimento e transmitindo a mensagem ao Crispim de que ele não está sozinho e que as instituições tomaram as suas providências protocolares”, afirmou Fabya. O caso foi oficialmente protocolado na instituição, que passa a disponibilizar atendimento psicológico para Crispim e familiares.

A PMBA também já instaurou um processo administrativo, sobre o caso, ocorrido no Centro de Salvador, no último dia 19. “A Corregedoria já está acompanhando, inclusive, coletando dados. Ouvimos, agora, a parte (a vítima) e vamos aguardar o resultado. Nós lamentamos as imagens, mas, com relação ao fato em si, nós vamos aguardar todo o processo e, tão logo ele seja concluído, vamos adotar as medidas correcionais”, declarou o comandante-geral da PM.

Na ocasião, Crispim afirmou que o encontro foi muito significante. “Vejo como mais um passo da vitória, não somente para mim, mas para todos os negros desse país. Não gostaria que fosse por esse lado, gostaria que fosse por uma outra razão, de benefício à sociedade negra”,

O empresário considera que a denúncia do caso, publicada por ele em uma rede social, pode ajudar outras pessoas a não se calarem. “Façam o mesmo que eu fiz, abram a boca, se expressem, briguem, lutem, até o final, para que a sociedade tenha certeza do que está acontecendo, no dia a dia”, acrescentou.

Um dos advogados que representam Crispim, Marinho Soares, também destacou a importância da conversa com o poder público. “Esse diálogo que foi travado, hoje, é muito importante para a causa de Crispim, principalmente porque, nós precisamos combater esse racismo arraigado, na sociedade baiana. É importante para que o Estado reconheça a violência, que foi cometida. Crispim sai daqui mais acolhido”, avaliou.


Por: Lina Magalí – Repórter
Fonte: Secom BA
Fotos: Sepromi

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics