Saúde

Servidores são capacitados sobre protocolo de fluxo de agendamento de pacientes

Lauro de Freitas treina servidores que vão atuar no encaminhamento de pacientes para a Policlínica Metro Recôncavo Norte

A Central de Regulação de Lauro de Freitas promoveu, na manhã deste sábado (23/11), uma capacitação para os servidores que atuam na unidade sede, localizada no centro do município e nos demais 14 pontos de agendamento, instalados nas Unidades de Saúde da Família e em equipamentos da saúde especializada, para estabelecer o protocolo de fluxo de agendamento, dos pacientes que serão encaminhados para atendimento na Policlínica Regional Metro Recôncavo Norte, em Simões Filho.

Gerenciada por um Consócio presidido pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a Policlínica atenderá seis municípios, com a oferta de consultas médicas em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia, além dos exames de mamografia, ressonância magnética, ecocardiograma, mapa, holter, ergometria, ultrassonografia, endoscopia, densitometria e outros. A previsão é de que a unidade seja entregue na próxima sexta-feira (29/11).

De acordo com o coordenador da Central de Regulação de Lauro de Freitas, Alan Reis, mais de 15 mil procedimentos são agendados, mensalmente, no município, com apoio da rede municipal de saúde e rede privada conveniada. “Com a implantação da policlínica, a expectativa é que o equipamento ofereça mais de três mil procedimentos ao mês, só para os pacientes de Lauro de Freitas”, contou.

Alan explica que esse fluxo precisa ser alinhado, para que haja uma sensibilidade do agente regulador, de encaminhar o paciente para o local onde ele receberá atendimento adequado. Atualmente, cerca de 30% dos agendamentos são realizados na Central, os demais 70%, são nas 14 unidades reguladoras. “A oficina tem o objetivo de orientar os profissionais, quanto aos procedimentos que serão necessários, para o encaminhamento de pacientes, para a policlínica”, disse.

A Policlínica vai realizar consultas e exames de média complexidade. Para deslocamento até Simões Filho e retorno a Lauro, os pacientes contarão com dois micro-ônibus especiais climatizados, equipados com wifi e adaptados para cadeirantes.

Por: Giovanna Reyner – Jornalista
Foto: Lucas Lins
Fonte: Ascom PLF

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics