Início » SPM promove ações do projeto Oxe, me respeite nas escolas” no bairro de Itapuã e no município de Cachoeira
Lauro Jornal

SPM promove ações do projeto Oxe, me respeite nas escolas” no bairro de Itapuã e no município de Cachoeira

spm-promove-acoes-do-projeto-oxe,-me-respeite-nas-escolas”-no-bairro-de-itapua-e-no-municipio-de-cachoeira
SPM promove ações do projeto Oxe, me respeite nas escolas” no bairro de Itapuã e no município de Cachoeira
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

O projeto “Oxe, me respeite nas escolas”, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), tem mobilizado a comunidade escolar, por meio de ações educativas que abordam a prevenção da violência de gênero. A SPM tem atividades programadas do projeto, nesta sexta-feira (25), com os estudantes no Colégio Estadual Marechal Mascarenhas de Morais, às 10h, no bairro de Itapuã, em Salvador. Já no sábado, a partir das 10h, será realizada uma oficina no Instituto Mãe Lalu, em Cachoeira, com mulheres e, a partir das 14h, com jovens e adolescentes.

A secretária da SPM, Neusa Cadore, acredita que o Oxe, me respeite nas escolas tem um papel transformador. “O projeto busca criar um espaço de diálogo e aprendizado para que jovens e adultos possam repensar as relações de gênero e as violências. A ocupação do espaço escolar é muito importante para a formação social, pois buscamos, por meio da educação, transformar as desigualdades e a vida da comunidade, para que seja mais justa e respeitosa”, afirmou.

Francileide Araújo, coordenadora de Prevenção à Violência da SPM, falou um pouco sobre a metodologia adotada na interação com os estudantes. “O Oxe, me respeite na escola é um projeto de prevenção à violência baseado em gênero. Junto com os estudantes, a gente reflete sobre os papéis sociais historicamente atribuídos aos homens e às mulheres e como eles geram a violência a partir dessa desigualdade. Isso vai gerando a violência através da masculinidade tóxica e daqueles conceitos e preceitos de que as mulheres têm que aceitar as condições de violência. Então, a gente faz refletir sobre essas desigualdades e a partir dela vislumbrar e construir uma sociedade com mais equidade social”, destacou.

Isabel Xavier Rocha, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Sinésio Costa, em Riacho de Santana, onde a ação já foi realizada, destacou os impactos positivos do projeto, como a conscientização dos jovens sobre os temas discutidos. “A palestra foi de extrema relevância, abordou a cultura machista e a violência contra as mulheres. Isso é uma necessidade urgente e a forma dinâmica como o conteúdo foi apresentado contribuiu para que os alunos assimilassem a mensagem e isso terá um impacto positivo na postura deles. Que iniciativas como essa sejam expandidas para alcançar um maior número de estudantes. É um passo relevante para combater a violência contra as mulheres e o fortalecimento do ambiente escolar”, enfatizou.

Edital

Com o objetivo de ampliar o alcance do Oxe, me respeite nas escolas, a SPM está com edital aberto até o dia 11 de novembro. O edital busca firmar parcerias com 13 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a execução do projeto, que visa prevenir a violência de gênero e promover ações educativas nas escolas, em conformidade com a Lei Maria da Penha, de 2024 a 2026. O investimento é de R$ 4 milhões. O projeto atenderá 380 unidades escolares, em contextos urbanos e rurais, em 12 Territórios de Identidade da Bahia, incluindo o município de Salvador.

As propostas podem ser enviadas até o dia 11 de novembro de 2024, presencialmente ou via Correios, para o endereço da SPM-BA: Avenida Tancredo Neves, 776, Bloco A, 3º andar, Caminho das Árvores, CEP: 41820-004, em Salvador. O edital completo, com requisitos, documentação e diretrizes, está disponível no site oficial da SPM: http://www.mulheres.ba.gov.br/11/editais.

Fonte: Ascom/SPM