Internacional

Suástica será um dos símbolos das Olimpíadas do Japão

Após consulta pública, o governo japonês decidiu manter o símbolo em espaços públicos durante os jogos

Símbolo de paz, prosperidade e boa sorte entre fiéis do budismo, hinduísmo e jainismo, a suástica será um dos elementos da Olimpíada de Tóquio deste ano. No Japão, assim como outros países da Ásia, é comum utilizar o símbolo em mapas para indicar os templos budistas, religião seguida por 46 milhões de pessoas no país. Durante os jogos olímpicos, não será diferente.

Em 2016, no entanto, a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão (GSI) fez uma consulta pública sobre eliminar, ou não, o manji – suástica nipônica – dos mapas para evitar transtornos com turistas durante os jogos.

Após muito debate, ficou decidido que os estrangeiros é que devem se acostumar às suásticas. Dessa forma, o símbolo ficou de fora da lista de elementos a serem modificados para tornar os mapas mais inteligíveis a quem vem de fora.

A suástica foi um símbolo “sequestrado” por Adolf Hitler em 1920 e transformada em marca registrada do Terceiro Reich. Desde então, o Ocidente passou a associar a imagem ao antissemitismo, ódio e superioridade racial.

Para não confundir alhos com bugalhos

  • Suástica: substantivo feminino
  1. símbolo religioso em forma de cruz cujas hastes têm as extremidades recurvas ou angulares (com a forma da letra grega maiúscula gama ) e que, entre brâmanes e budistas, representava a felicidade, a boa sorte, a saudação ou a salvação; cruz gamada.

  2. essa mesma cruz, “com os braços voltados para o lado direito”, foi adotada como emblema oficial do III Reich e do Partido Nacional-Socialista alemão, e se tornou símbolo do nazismo; cruz gamada.


Fonte: Revista Fórum

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics