O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que, se eleito presidente da República em 2026, concederá indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi feita a empresários, banqueiros e representantes do mercado financeiro, segundo informações do portal UOL.
Bolsonaro é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022. O caso foi formalmente acolhido pela Corte em 26 de março de 2025. Para Tarcísio, o perdão ao ex-presidente seria um “preço barato” a se pagar pela “pacificação” do Brasil.
Eleições em São Paulo
Apesar da sinalização de apoio a Bolsonaro e da possibilidade futura de candidatura ao Planalto, Tarcísio afirmou que deve disputar a reeleição ao governo paulista. No entanto, tem sido abordado por aliados e lideranças políticas sobre um eventual cenário presidencial.
Segundo interlocutores, Tarcísio tem afirmado repetidamente que concederia o indulto a Bolsonaro caso fosse eleito presidente, “da mesma forma que qualquer outro candidato da direita faria”.
Presença em ato na Paulista
Tarcísio também participou do ato realizado no último domingo (29) na avenida Paulista, em São Paulo, ao lado de Jair Bolsonaro. A manifestação, organizada pelo pastor Silas Malafaia, teve como foco críticas ao STF, pedidos de anistia aos presos pelos atos de 8 de Janeiro e ataques a políticas do governo Lula, como o aumento do IOF.
Durante o evento, o governador exaltou a popularidade de Bolsonaro e ironizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Continua depois da publicidade
“Só tem uma pessoa que é chamada de mito aonde vai. Que é o maior líder político da história. Pessoal deve estar com dor de cotovelo agora. Mas, em 2 anos e 7 meses, destruíram tudo”, disse Tarcísio durante sua fala no carro de som.
Adicionar comentário