Catú Celebridades Santos e Santos

Yasmim e seu cavalo: Sintonia de emoções que emociona

 

 

 

*Por Santos e Santos

 

 

É realmente encantador e impressionante a relação de afetividade que existe entre animais e homens. Há inúmeros casos de pessoas que possuem uma verdadeira ligação emocional com o seu animal. E o que ocorre ente Yasmim e seu cavalo é o mais curioso e ricamente amoroso, isso porque a sintonia entre eles é de emocionar.

Yasmim Gonçalves de Araújo Borges, 15 anos, moradora do Distrito de Bela Flor (São Miguel) – Catu, filha de Baú e Neinha (como são mais conhecidos) protagonizou nesse final de semana uma imagem retratada em uma fotografia, em que demonstra a sua total sintonia com o seu animal. É perfeitamente natural que não só os animais, mas os seres humanos se rendam ao Amor, na forma mais exuberante e gratificante que possa haver.

Como disse Mário Quintana: “Tão bom morrer de amor! E continuar vivendo…”. Porque nada melhor do que viver apaixonado, com aquele brilho no olhar e borboletas no estômago. E esse sentimento está explicito na foto de capa dessa matéria.

Lidar com os cavalos, sobretudo, é um aprendizado de respeito por outro ser, pois sua confiança e docilidade têm de ser conquistada. O que fica claro no comportamento de Yasmim é que Cavalo é família, é união, é cuidado, é amor, é paixão e, sem dúvida, ela tem uma sintonia inimaginável de sentimentos com o seu animal.

Na verdade, esses seres maravilhosos retribuem o amor e carinho que damos a eles. Existem várias histórias como está de dedicação, amor, lealdade. Temos muito a aprender com os animais.

Ao contrário dos seres humanos, os cavalos não sentem dificuldade em expressar suas emoções. Os cavalos têm percepção da nossa linguagem verbal e não verbal e utilizam gestos, olhares, sons e comportamentos como resposta. Se procurarmos entender o que expressam através de certas vocalizações e atitudes, conseguiremos estreitar o relacionamento e criar excelentes vínculos com eles.

E foi justamente com tais observações que Yasmim nos abrilhantou com essa imagem da verdadeira expressão de amor e sintonia sentimental com o seu animal.

Quando os cavalos se apegam às pessoas com quem mais convivem e das mesmas recebem cuidados e afeto, desenvolvem um vínculo que se assemelha ao amor incondicional. Por vezes nós só queríamos a simplicidade e a alma pura de um cavalo para termos sempre conosco.

Clarice Lispector escreveu um poema que retrata bem esse momento entre Yasmim e seu animal. Que diz:

“…. Existe um ser que mora dentro de mim como se fosse a cada dele, e é. trata-se de um cavalo preto e lustroso que apesar de inteiramente selvagem – pois nunca morou antes em ninguém
nem jamais lhe puseram rédeas nem sela – apesar de inteiramente selvagem tem por isso mesmo uma doçura primeira de quem não tem medo:

Come às vezes na minha mão.

Seu focinho é úmido e fresco. eu beijo o seu focinho.

Quando eu morrer, o cavalo preto ficará sem casa e vai sofrer muito.

A menos que ele escolha outra casa e que esta outra casa não tenha medo daquilo que é ao mesmo tempo selvagem e suave.
Aviso que ele não tem nome: basta chamá-lo e se acerta com seu nome.

Ou não se acerta, mas, uma vez chamado com doçura e autoridade, ele vai. se ele fareja e sente um corpo-casa é livre, ele trota sem ruídos e aí.

Aviso também que não se deve temer seu relinchar: a gente se engana e pensa que é a gente mesma que está relinchando de prazer ou de cólera, a gente se assusta com o excesso de doçura do que é isto pela primeira vez.”

 

 

O que percebemos nessa imagem de Yasmim e seu cavalo é que de alma leve e mente livre, o coração só pulsa amor. É como se eles nos mostrassem que entre eles não tem wifi, mas a garantia de que você encontrará uma conexão ainda melhor. Parabéns, Yasmim e o seu animal pela sintonia de emoções que nos emociona!


*Luís Antônio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Santos e Santos

Jornalista RPJ/DRT N.º 0006039/BA
Professor, Escritor, Cientista Político e Advogado

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics