Educação

Lauro de Freitas constrói Currículo Emergencial com participação de docentes e instituições parceiras da Semed

Currículo Emergencial da rede municipal de Lauro de Freitas representa importância da coletividade na construção de conhecimentos

Com o objetivo de garantir o direito básico, aos estudantes da rede municipal de ensino, no contexto da pandemia da Covid-19, o “Currículo Emergencial da rede municipal de educação de Lauro de Freitas” foi aprovado pela Resolução Nº 003 CME/LF, publicado em 18 de setembro último.

Sob a direção da Secretaria Municipal de Educação – Semed, por meio da Coordenação da Educação Básica, a construção do documento ocorreu de modo coletivo. Além dos gestores da secretaria, participaram do processo construtivo, educadores da rede, membros do Conselho Municipal de Educação – CME e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas – Asprolf.

De acordo com a titular da Semed, Vânia Galvão, o currículo emergencial representa a importância da coletividade na construção de conhecimentos. Conforme ressalta, o documento registra o desafio superado pelos professores, gestores, CME e Asprolf, durante a pandemia de 2020, que levou as escolas, de todo o país, à prática do ensino remoto, por conta do distanciamento físico, necessário para controlar a proliferação do vírus. “O currículo reflete o acúmulo de conhecimentos de nossa rede municipal de ensino e nossa capacidade, coletiva, de criarmos contextos, capazes de transformar as vidas de nossos estudantes, de seus pais e familiares e de todos nós, que emergimos no processo construtivo”, atesta a secretária.

Com 688 páginas, o documento está divido em sete seções, que envolve Apresentação, Parâmetros Legais, Temas Integradores, Tecnologia da Informação e da Comunicação em Educação, Educação Especial Inclusiva, os processos de avaliação, além do conteúdo programado para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – Eja. A coordenadora da Educação Básica da Semed, Cristina Kavalkievicz, explica que o documento está alinhado à Base Nacional Comum Curricular – BNCC e ao Documento Curricular Referencial Bahia – DCRB e atende à Resolução CME/LF Nº 002, datada de 07 de agosto de 2020.

Nos pautamos também na formação integral e na garantia do direito de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, no respeito à diversidade e às especificidades territoriais das unidades escolares”, destaca Cristina Kavalkievicz.  O processo de construção do “Currículo Emergencial” foi articulado pela diretora do Núcleo Articulador da Educação Integral e Formação Continuada, Nadjena Miranda, em parceria com as diretoras e diretores de todos os departamentos da Coordenação da Educação Básica.

O documento está disponível no link: https://www.laurodefreitas.ba.gov.br/semed/Currículoemergencialfinal.pdf


Imagem: Semed

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Topics