Infraestrutura

Postos SAC são auditados para obter recertificação pela ISO 9001

Especialistas do Ibametro percorreram 13 unidades de Salvador e interior do Estado e não encontraram não-conformidades

Auditores do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) acabam de percorrer 13 postos SAC da capital e interior do Estado com o objetivo de verificar a adesão da rede aos requisitos da norma ISO 9001: 2015. Com a iniciativa, a Rede SAC espera garantir em breve a recertificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) pela norma reconhecida internacionalmente e avalizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ao longo das avaliações realizadas até agora, os especialistas não identificaram não conformidades. Deflagradas a partir do último dia 10 de maio, as auditorias foram promovidas em seis postos da capital baiana (Barra, Bela Vista, Comércio, Pau da Lima, Pituaçu e Salvador Shopping) e sete do interior do Estado (Camaçari, Candeias, Paulo Afonso, Valença, Jequié, Teixeira de Freitas e Brumado). Além disso, foram contemplados os pontos SAC de Guarajuba e Jaguaquara. Os pontos são unidades compactas voltadas para um grupo menor de serviços, mais essenciais.

O próximo passo do processo agora será a realização da auditoria na Superintendência de Atendimento ao Cidadão, programada para os próximos dias 9 e 10 de junho. Caso a avaliação seja positiva, a expectativa é de que os auditores recomendem a recertificação ainda no mês de junho.

A primeira certificação do Sistema de Gestão da Qualidade da Rede SAC pela norma ISO 9001 foi obtida em setembro de 2017, com validade de três anos. Em razão, no entanto, das exigências de distanciamento social ocasionadas pela pandemia da Covid-19, as auditorias de recertificação só puderam ser realizadas este ano.

Reconhecimento – “A certificação é um reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido por todos na SAC: trata-se de uma confirmação de todo o empenho da equipe na gestão e melhoria da qualidade do atendimento nos serviços públicos ao cidadão”, opina o coordenador de Gestão da Qualidade da SAC, Alexandre Da Rós

Já a diretora de Gestão da Qualidade da SAC, Bruna Santiago, explica que a criação de uma metodologia de atuação comum a todas as unidades de atendimento faz parte do fortalecimento do Padrão de Atendimento SAC, proporcionando uma garantia de que todas as diretrizes estabelecidas para uma atuação humanizada deverão ser cumpridas por toda a equipe. “Além disso, o Sistema da Qualidade é utilizado como um instrumento de gestão, possibilitando tomadas de decisão que promovam a melhoria contínua de nossos processos”, explica a diretora.


Fonte/Foto: Ascom Saeb

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NeyBarbosa

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