Acontece Na Cidade Cidades Entrevistas Santos e Santos Saúde

Secretário de Saúde de Pojuca explica os motivos do sucesso da vacinação no município

*Por Santos e Santos

O programa de imunização visa, em primeira instância, a ampla extensão da cobertura vacinal, para alcançar adequado grau de proteção imunitária da população local contra as doenças transmissíveis por ele abrangidas.

Observa-se, com frequência, a ocorrência de contraindicações desnecessárias, baseadas em conjecturas teóricas ou em conceitos desatualizados, com perda da oportunidade do encontro do indivíduo com o serviço de saúde e consequente comprometimento da cobertura vacinal.

Ressalta-se que o êxito da campanha de vacinação contra o Covid-19, só será possível com a efetiva participação dos responsáveis pela saúde do município com a ajuda de toda a sociedade, destacando-se o trabalho dos profissionais de saúde do município, que levarão a vacina a cada um dos munícipes.

Sabe-se que o enfrentamento da doença, reconhecida como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mediante ações de vacinação nos três níveis de gestão é prioridade nesse momento.

Sendo assim, é bom relembrar a importância do PNI (Programa Nacional de Imunizações). O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado em 18 de setembro de 1973, é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a morbimortalidade por doenças imunopreveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira. É um dos maiores programas de vacinação do mundo, sendo reconhecido nacional e internacionalmente. O PNI atende a toda a população brasileira, atualmente estimada em 215 milhões de pessoas, sendo um patrimônio do estado brasileiro, mantido pelo comprometimento e dedicação de profissionais da saúde, gestores e de toda a população. São 48 anos de ampla expertise em vacinação em massa e está preparado para promover a vacinação contra a covid-19.

No entanto, de nada adianta tanta organização do Ministério da Saúde se os municípios não cumprirem o seu papel obrigatório no que tange a seriedade coma saúde dos seus munícipes.

Existe uma divisão de responsabilidades entre os três poderes: Federal, Estadual e Municipal. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde nas cidades é a gestão conjunta de todos esses atores.

A Prefeitura é o principal órgão responsável pela área da saúde. O prefeito e a equipe de gestão dos serviços, pela Secretaria Municipal de Saúde, que são os responsáveis pelas ações serviços de saúde naquele local. Logo, tanto a criação de políticas públicas municipais como a aplicação de políticas nacionais e estaduais devem ser feitas pela equipe do município.

O planejamento de ações no Sistema Único de Saúde em âmbito local dependerá de recursos próprios do município (mínimo de 15% de sua receita) e dos repassados pela União e pelo estado.

Nesse sentido, o Secretario Municipal de Saúde da Cidade de Pojuca, ERISMENDE FERREIRA DOS SANTOS, mais conhecido como Doutor Mendes, vem cumprindo fielmente e com muita responsabilidade o compromisso assumido pelo Prefeito Duda Leite (que também é médico).

A equipe de jornalismo do Lauro Jornal e do Programa de Olho a cidade da Radio Catu FM 104,9 vem desenvolvendo uma serie de entrevista na região, e após ter informações do avanço da saúde do município de Pojuca resolveu ir em busca de mais dados.

Em contato com Jaciara Argolo, funcionária pública do município de Pojuca, ela fez questão de nos ajudar a conseguir uma entrevista com Doutor Mendes, Secretário Municipal de Saúde da Cidade de Pojuca.

Segundo Dr. Mendes, sucesso de vacinação contra covid-19 depende de rapidez e adesão, e não apenas da sua eficácia medida pelos testes clínicos.  Ele disse processo tende a ser mais dinâmico e que não deixará de vacinar nenhum munícipe em virtude de feriados, finais de semanas ou qualquer tipo de ponto facultativo.

O Secretário Municipal de Saúde garantiu que se tiver vacinas no município terá vacinação acontecendo. Dr. Mendes fez questão de parabenizar o Prefeito Duda Leite pelo empenho em garantir a saúde da população de Pojuca. E o que mais chamou a tenção na entrevista foi a valorização dos profissionais de saúde do município que o Secretário fez questão de enaltecer. Segundo ele, os profissionais de saúde de Pojuca são verdadeiros heróis pelo comprometimento para salvar vidas.

Dr. Mendes explicou que o povo de Pojuca pode ficar ciente que a vacinação é importante para o controle casos de covid no município e que, pessoas que tiverem dificuldade de lidar com a internet podem ter certeza de que a Secretária de saúde está atenta para auxiliar cada um dos pojucanos.

Pelo entusiasmo do Dr. Mendes, o êxito dessa ação será possível mediante o envolvimento das três esferas de gestão em esforços coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde, mobilização e adesão da população à vacinação. Destaca-se que as informações prestadas pelo Secretário trazem diretrizes gerais acerca da operacionalização da vacinação contra a covid-19 no âmbito do município de Pojuca.

No delineamento de ações de vacinação proposta pelo município de Pojuca deve-se considerar os desafios logísticos e econômicos de se realizar a vacinação em áreas remotas e de difícil acesso. Além disso, múltiplas visitas aumentam o risco de introdução da covid-19 e outros patógenos durante a própria campanha de vacinação.

No atual cenário de grande complexidade sanitária mundial, uma vacina eficaz e segura é reconhecida como uma solução em potencial para o controle da pandemia, aliada à manutenção das medidas de prevenção já estabelecidas. Nesses aspectos, a gestão de saúde de Pojuca, até agora, está de parabéns. Só nos resta dizer: “que continue assim, o povo de Pojuca agradece!”

 


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics