Cidadania

Itinga recebe segunda edição do Bahia Solidária, com serviços de cidadania e inclusão social

itinga-recebe-segunda-edicao-do-bahia-solidaria,-com-servicos-de-cidadania-e-inclusao-social
Itinga recebe segunda edição do Bahia Solidária, com serviços de cidadania e inclusão social
Itinga recebe segunda edio do Bahia Solidria, com servios de cidadania e incluso social

Foto: Wandaick Costa

A Base Comunitária de Itinga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), sedia a segunda edição do evento Bahia Solidária, que teve início neste domingo (10) e vai até a próxima terça-feira (12), com atendimento das 8h às 17h. Organizada pelo Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, a iniciativa reúne diversas secretarias, em uma ação integrada, para oferecer à comunidade local uma série de serviços e atividades que visam promover cidadania e integração social.

Durante os três dias do evento, a comunidade terá acesso a uma variedade de serviços gratuitos, proporcionados pela gestão municipal e pelas secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Saúde (Sesab), Ciência e Tecnologia (Secti), Educação (SEC), Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e de Política para as Mulheres (SPM). A iniciativa, que visa fortalecer os vínculos com a população, conta com o serviço do Conecta Bahia, que proporciona acesso à rede de internet Wi-Fi gratuito para os participantes.

Presente na abertura do evento, o vice-governador Geraldo Júnior destaca a relevância da ação para a comunidade de Lauro de Freitas. “São essas ações transversais de governo que transformam a vida das pessoas. Com políticas sociais, inclusivas e de participação popular”, declarou Geraldo Júnior, enfatizando a importância da parceria da Prefeitura de Lauro de Freitas para o sucesso do evento.

A prefeita Moema Gramacho também comentou sobre a importância da ação. “Nosso objetivo é integrar os serviços do Governo do Estado, através do Bahia Solidária, com o Projeto Prefeitura em Ação, levando todas as políticas públicas para a população do bairro de Itinga”, explicou.   

Qualificação

A Setre desempenha o papel crucial ao oferecer intermediação de mão de obra, cursos de qualificação do Programa Qualifica Bahia e projetos como Bahia MEI. O Sine Bahia Móvel estará presente para cadastrar candidatos a 200 vagas de emprego, enquanto o Instituto Pedro Melo, vinculado à SSP, emite carteiras de Registro Geral.

O secretário Davidson Magalhães destaca a importância desses cursos e ações para a qualificação profissional e geração de renda, ressaltando como essas ações contribuem para o desenvolvimento econômico local.

“Estamos com a oferta de 200 vagas de intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho, 300 vagas para cursos de qualificação profissional e fortalecimento ao empreendedorismo. Disponibilizamos também atendimento para o microcrédito que é o Credibahia”, destaca o secretário, lembrando ainda que, por meio do Instituto Pedro Melo, esta edição do Bahia Solidária oferece emissão de carteira de trabalho digital.

Esporte e Lazer

Já a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão ligado à Setre promove atividades esportivas, jogos e brincadeiras através da Caravana do Lazer, durante os dias da ação. Além disso, o Programa Esporte por Toda Parte implantará núcleos e oferecerá oportunidades para a prática esportiva na comunidade. A Secretaria da Educação e a Fundação Pedro Melo (FPM) também atuam na ação com oferta de atividades recreativas, pedagógicas e de leitura.

Saúde

Além das iniciativas da Sesab, o Departamento de Saúde (DS) da Polícia Militar da Bahia (PMBA) disponibiliza consultas médicas com profissionais ortopedistas, clínicos e psiquiátricos, buscando atender às necessidades da população local. A PMBA preparou ainda uma programação especial para o público infanto-juvenil, incluindo apresentação de cães e cavalos da PMBA. A Prefeitura também oferta diversos serviços na área: multivacinação humana e de animais, consultas odontológicas, emissão do cartão SUS, além de testagem de ISTs.

Destacando a importância da prevenção, haverá a “Blitz Mulher Segura”, uma iniciativa educativa e preventiva contra a violência doméstica. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, “A gente quer cada vez mais se aproximar da comunidade. Segurança pública não é só polícia, e as forças de segurança também prestam diversos serviços à comunidade, não só de atendimento, mas também, médico hospitalar, antecedentes criminais, emissão de RG, instruções e orientações de como agir ou como se prevenir em relação a qualquer tipo de violência”, destaca Werner.

Racismo e combate à Intolerância Religiosa

A Sepromi marca presença com a unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela. Essa ação visa oferecer atendimento preventivo e acolhimento, demonstrando o compromisso do Governo Estadual na promoção da igualdade.

O serralheiro Ademásio Santana chegou cedo para garantir atendimento para a emissão de um novo RG e destaca os benefícios e impactos positivos dessas ações sociais para a comunidade de Itinga. “Está sendo muito bom, porque essa ação movimenta muita coisa boa a serviço do povo. Para quem não tem acesso fácil, hoje, dia de domingo, em que muitos estão em casa, podemos aproveitar para participar dessa atividade e resolver alguns assuntos como este aqui. Eu vim para tirar a identidade, cheguei cedo, e já fui atendido. O atendimento aqui é muito bom”, declarou Ademásio.

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

NeyBarbosa

Jornalista RPJ/DRT n.° 0006098/BA
(71) 98423-7270
-----------------------------
https://orcid.org/0000-0002-6389-2953
http://lattes.cnpq.br/8038182463254486
https://chat.whatsapp.com/COsCMosyva1JABdeM0veKc
https://t.me/mundojornalismo
-----------------------------
"Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!"
(John Wooden)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Topics