Acontece Na Cidade Catú Santos e Santos

Montaria dos Amigos é realizada em São Miguel (Distrito de Catu-BA) e presta homenagem ao jovem Laercio Pacheco.

 

 

*Por Santos e Santos

 

 

A Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades. Esse hábito é realizado por pessoas em todo o Brasil.

Na cidade de Catu-Bahia, não é diferente as razões e os motivos que levam a organização de Cavalgadas. E neste domingo, 21 de novembro de 202, aconteceu a “MONTARIA DOS AMIGOS” no Distrito de Bela Flor (carinhosamente conhecido como São Miguel).

Os participantes organizaram a Cavalgada para homenagear o jovem LAERCIO PACHECO, que perdeu a vida esse ano em um trágico acidente de veículo ocorrido na BR 110, próximo ao Distrito de São Miguel.

Cavalgar é um esporte que, além dos benefícios físicos e emocionais, proporciona inegável sociabilidade. Naturalmente a gente vai se achegando de outras pessoas que gostam de cavalos e cavalgar; que sentem prazer em jogar conversa fora e fazem seu próprio tempo num ”converseiro” sem fim. Para quem veio da roça, é como se a gente saísse da roça e ela não saísse da gente… O cavalo encerra o mais belo da matutice.

De fato, quem vive no campo ou preza pelo contato com a natureza sabe o quanto a cavalgada é um esporte especial. Os moradores de São Miguel são bastante unidos e costuma superar as dificuldades vividas com união e fé.

Para se ter uma ideia, o sinal de telefone é horrível, tem sinal de operadora que nem pega no Distrito. A qualidade da água é lamentável (e as vezes nem tem), realmente a SAEE oresta um péssimo serviço para a comunidade. E vale salientar que isso não ocorre de agora, tem muito tempo. A iluminação pública é horrível, segurança pública praticamente inexiste. Aliás, a polícia aparece lá a pedido de alguém do poder público para fechar bares. Sem falar que o transporte público e ineficiente e só tem por que a comunidade travou uma luta através da organização da Associação de Moradores de Bela Flor, e compareceu em massa por várias vezes para cobrar dos Vereadores e da Prefeitura Municipal de Catu que providenciasse um transporte publico digno para a comunidade.

Diante de tanto sofrimento, a comunidade de São Miguel sempre se organiza para realizar suas festas, atividades esportivas, como por exemplo, o futebol que é organizado muito bem pela direção da ABSM (Associação do Baba de São Miguel). E dessa vez, se organizou uma “Montaria entre Amigos” para homenagear o Jovem “LAERCIO PACHECO”.

Isso porque, além de permitir uma relação próxima com belas paisagens e ambientes incríveis, a atividade, realizada com cavalos mansos e treinados permite sensação de relaxamento e tranquilidade. Ou seja, a cavalgada é, sem dúvidas, uma ótima forma para fugir da rotina, dos problemas e sentir no peito aquele gostinho único da liberdade.

Todo mundo precisa de amigos. Eles são a família que nós escolhemos a dedo. Estão do nosso lado em todos os momentos da vida: seja em momentos ruins ou nas horas boas. E para celebrar os laços de amizades tão maravilhosos, nada melhor do que fazer uma homenagem tão lida como foi feita neste domingo pelos leais e verdadeiros amigos de LAERCIO PACHECO “in memoria”.

Parabéns a todos os idealizadores, organizadores e participantes desta linda, magnifica e tão importante homenagem para aquele que sempre esbanjava sorriso, lealdade e amizade.

 


*Luis Antonio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

 

[pro_ad_display_adzone id="1630"]

Topics